sexta-feira, 14 de março de 2008

Dicionário Básico do Café I

Toda especialidade cria uma linguagem própria que, às vezes começamos a usar e nem percebemos, andamos fazendo isso aqui no blog. E nada mais justo que explicá-los.

BLEND
Fazer um blend é a arte de combinar cafés com características complementares. Estas combinações equilibram e valorizam as melhores qualidades de sabor, aroma, corpo e aparência da bebida.

TEORIA DO EXPRESSO
O método do café expresso é o que melhor preserva as características da matéria-prima, pois possibilita a extração dos óleos aromáticos e de outras substâncias, o que não é possível de outro modo. Um expresso deve, sempre, reunir o frescor e o aroma de um café recém-moído e de torra recente e ser extraído entre 20 a 30 segundos.

CAPPUCCINO
O cappuccino é uma bebida de origem italiana (dos frades cappuccinos). A receita criada nos anos 40 é preparada apenas com café e leite. A bebida clássica consiste em 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado (o leite é aquecido até adquirir uma consistência cremosa) e 1/3 de espuma vaporizada de leite. Essa espuma deve ter textura, doçura e nunca muito quente, o que indica uma mal vaporização da bebida.

BARISTA
Ser barista é dominar a arte de extrair e servir um bom café. Ele deve escolher um bom grão, usar a máquina apropriada para expresso e ter o moinho bem regulado para que o conjunto de sabores e aromas do grão chegue sempre até o cliente.

LATTE ART
Latte Art, como o próprio nome diz, é a arte de desenhar no creme do expresso utilizando como ferramenta o leite vaporizado.

4 comentários:

Sóstenes Leite disse...

E nescafé?? O que significa??

hahahahhha

abraçãooooo =)

Katia Francisco disse...

Sóstenes,

Nescafé significa café liofolizado e para ser tomado em situações de emergências.
Entendeu ?

Obrigada pela visita.

Sóstenes Leite disse...

Goxteiiiiiiii! :)

Un corto per favore! disse...

Caros Amigos, gostaria de convidar-ve a visitar a torrefação em funcionamento, mais informações sobre a qualidade do café, para:
sábado 05 de abril
com encontro as
09:45hs. no IESB - Sul (entrada principal)
Quadra 613/614 - Av. L-2 Sul
para ir juntos em
Taguatinga Norte QND 28 - lote 21 - loja 5.
Abraços.
Antonello Monardo
3202.8096 - 8441.9817 - 9943.9887
(caso queira ir diretamente, pode chegar no endereço acima de Taguatinga as 10:15 hs.)