quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Armazém do Café, Rio de Janeiro

A segunda cafeteria que visitamos no Rio de Janeiro, chama-se Armazém do Café, já foi indicada 3 vezes consecutivas pela revista Veja com a melhor da cidade. A cafeteria existe desde 1997 e possui lojas espalhadas por vários bairros - Ipanema, Leblon, Centro e Barra (Downtown).

A loja possui uma grande variedades de grãos que vai dos tradicionais sul de minas, cerrado mineiro e alta mogiana paulista a outros menos comuns como cerrado baiano, orgânico de pernambuco e blend sul de minas/cerrado mineiro. Todos com nome de danças: valsa, samba, rumba, frevo, etc. Os oito tipos de grão, podem ser moídos na hora e vendidos em embalagens apartir de 250 gramas.

O espaço é bastante agradável e as atendentes atenciosas e bem treinadas, sabem explicar sobre os cafés e fazer sugestões conforme o gosto do cliente. Além disso, a cafeteria possui acessórios para baristas e algumas variedades da cafeteiras italianas da Bialleti, as famosas mokas.

Pedimos dois cafés, optamos pelo grão cerrado mineiro para um, e para o outro o blend da casa. O primeiro se apresentou adequadamente encorpado e com as características desse grão, que é principalmente o gosto prolongado que fica na boca depois da degustação. O segundo não agradou. Como é um blend da casa, geralmente ele é preparado segundo as preferências do barista ou do dono do estabelecimento, não sei qual é o caso aqui, mas o café estava num ponto de torra um pouco acima do ideal e o bebida ficou amarga.
O serviço do café não é o ideal para uma cafeteria tão conceituada, não vem com água com gás e nem tampouco com um agradinho - pastilha de menta, casca de laranja, biscoitinho... nada !!

A casa comemorou 10 anos de existência ano passado e possui como opção um grão chamado suprema como seleção especial comemorativa. Segundo as informações da atendente, este grão é ideal para que gosta do chamado café carioca. O que é café carioca ? Teremos um post sobre isso.

Nenhum comentário: