Após de uma mal sucedida tentativa de tomar café na Casa de Mário Quintana, pois a cafeteria de lá, o Café dos Cataventos, não segue o mesmo horário de abertura do Centro Cultural, partimos para a cafeteria localizada no interior do Santander Cultural.
O Santander Cultural está localizado no centro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, em um edifício histórico totalmente restaurado e possui mostras fixas e itinerantes sobre arte contemporânea, o térreo e a galeria do primeiro andar são destinadas a boas exposições temporárias, no subsolo temos um cinema, um museu e o cofre-forte.
Dentro do cofre-forte, no subsolo do prédio, fica a cafeteria, o local é um antigo cofre de banco, que foi reformado, mas mantém as características originais do espaço: paredes grossas, portas com grades, enormes travas e um ar de segurança máxima. A decoração do local é um pouco confusa, na parede, junto a máquina de café, há espelhos e prateleiras com garrafas de diversas bebidas, e também grandes telas de TV que parecem exibir diversos tipos de DVDs musicais, na parede paralela há um grande painel feito por um artista local, mesas e cadeiras parecem ser de diversas épocas.
O pedido foi um café expresso pequeno (R$ 2,00) e um “sanduíche moeda”, feito com pão ciabatta e recheado com queijo e berinjela (R$ 4,50). O café não agradou muito, o sabor da seleção de grãos Bom Jesus, produzido pela Melitta do Brasil resultou num café fraco e pouco encorpado, o sanduíche é saboroso, leve e serve para quem está com pouca fome.
Apesar de não ter o melhor café expresso, o café do Cofre merece uma visita pelo local inusitado e pelo bom atendimento.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro - Porto Alegre